Educando para a vida!

Educando para a vida!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Oficina Animoto AVA 2013

Para realização da nossa oficina este ano, pedimos para que visitem o blog, assistam os vídeos de Rubem Alves e façam comentários sobre o tema discutido hoje.




Então, mãos à obra:




Depois dos estudos e de aprenderem com a oficina, vamos fazer uma avaliação sobre ela?


Agradecemos de coração

CSPTEC: Wisisdelly Corrêa Gomes
Mediadora Pedagógica (DITEC): Jany Baena Fernandes





13 comentários:

  1. Temos que trabalhar com metodologias diferenciadas na educação. Prof Angelita
    A essência do video é um anseio de todos os professores, mas o sistema não permite.Prof Sandra
    É um sonho que pode ser realizado, mas precisaria de muitas mudanças. Prof Janaina

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras Rubem Alves você enriquece a nossa prática pedagógica . Saleth

    ResponderExcluir
  3. O vídeo é muito interessante pois nos faz refletir sobre a nosssa prática e como podemos trabalhar para que nossos alunos tenham interesse e motivação para aprender.

    Cristiane Falcão de Sousa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane Falcão

      Mas o que seria essa reflexão? Tenho a sensação de que todas as formações continuadas, ouvimos a mesma história. Acredito que todo professor entra em sala de aula, com o objetivo de lecionar a melhor aula de sua vida. Se isto não está acontecendo, alguma coisa está interferindo.

      Excluir
  4. As ideias apresentadas pelo Rubem Alves são visionárias, lindas e emocionantes. Porém, a muito a que discutir-se, pois a realidade das escolas brasileiras são outras. Famílias desestruturas, desmotivadas e sem compromisso com a educação dos seus filhos é um reflexo dos maiores problemas enfrentados pelos educadores. Quando ele fala sobre deixar a criança "fazer" o que tenha sentido em sua vida, é um pouco contraditório, porque a mesma não possui maturidade suficiente para saber o que é certo ou errado. Incentivar o aluno a pensar é papel fundamental do professor, mas ambas as partes precisam ter consciência do seu papel na sociedade.

    Professora: Cristiane Cidrão

    ResponderExcluir
  5. O vídeo traz importantes reflexões acerca do que já penso. Concordo que o professor deve aguçar a curiosidade do aluno, porém a melhoria da educação não ocorrerá somente com a mudança da prática do professor. Existem muitos outros fatores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      Concordo com seu comentário. Existem fatores que estão além dos muros da escola. Participação efetiva dos pais é fundamental para o êxito na aprendizagem de todos os alunos.

      Excluir
  6. Palavras bonitas, mas a realidade é outra.
    Sebastião Luciano do Prado

    ResponderExcluir
  7. É complicado ouvir certos discursos e depois ter que enfrentar a realidade da sala de aula.

    ResponderExcluir
  8. As palavras são realmente muito bonitas, o triste é saber que que essa proposta é bem diferente e impossível de ser aplicada na nossa realidade.

    ResponderExcluir
  9. Nunca pedi para que meus alunos retirassem encontros vocálicos, nem encontros consonantais, nem dígrafos de nenhuma obra literária, porém, não vejo nenhum problema nisso. Afinal, tenho a certeza de que o Dr. Rubem Alves aprendeu todas as lições de fonética, morfologia e sintaxe. Não quero fazer nenhuma ironia, uma vez que não sou dada à ofensa, mas, por favor, não me fale de liberdade numa escola. Aliás, toda criança é obrigada a frequentar escolas e a lei não foi criada pelo MEC. Acriança vem à escola e espera que o professor dê a ela liberdade. O que o coitadinho vai fazer com a tal liberdade? Criança precisa mesmo é de limite. Deve ter por aí, um por cento de pessoas que aprenderam sozinhos, com liberdade. O restante - 99 por cento aprendeu as primeiras, as segundas, as terceiras lições na escola. Alguns que não aprenderam toda a fonética, morfologia e sintaxe e que precisaram frequentar muitos cursinhos para aprender, se arrependeram muito de não aprenderem na hora certa. Ou então, arrebentaram o pulmão de xingar seus professores. E então, seu Rubem Alves, você acha que a menininha que aprendeu a lição de matemática pela curiosidade salvou o mundo??? Mas valeu. você foi gentil, não tanto quanto todos os professores com os quais convivo.

    ResponderExcluir